" A transformação da escola não é, portanto, uma mera exigência da inclusão escolar de pessoas com deficiência e/ou dificuldades de aprendizado. Assim sendo, ela deve ser encarada como um compromisso inadiável das escolas, que terá a inclusão como consequência." (BRASIL, 2004, p.30)

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Materiais Inclusivos: Recursos Auxiliadores



Equipamentos e recursos que auxiliam o aprendizado

TECLADO VERSÁTIL



Matheus Levien Leal, 10 anos, está na 4a série e tem paralisia cerebral e baixa visão. Ele usa um teclado com várias lâminas, trocadas de acordo com a atividade. A de escrita, por exemplo, tem cores contrastantes e letras grandes. O equipamento é programado para ajustar o intervalo entre os toques, evitando erros causados por movimentos involuntários.


JOGOS COLORIDOS







João Vicente Fiorentini, 10 anos, tem deficiência física e está na2a série. Por causa da dificuldade de segurar o lápis, ele usa materiais adaptados e aprende a escrever com jogos feitos de tampinhas e cartões plastificados. O material permite a João ainda relacionar cores e quantidades

NUM PISCAR DE OLHOS






O acionador faz a função do clique do mouse e pode ser ativado ao bater ou fechar a mão, puxar um cordão, piscar, soprar, sugar... O aparato pode ser colocado em qualquer parte do corpo do aluno. Com ele, é possível acessar livros virtuais, brincar com jogos e até digitar, usando um teclado virtual.

DIGITAÇÃO SEM ERROS





O suporte, colocado sobre o teclado, chama-se colméia. Ele impede que o estudante com dificuldade motora pressione a tecla errada.  
Esses são alguns dos muitos equipamentos e recursos existentes com o objetivo de facilitar o aprendizado e desenvolvimento do aluno com deficiência, além é claro de promover o seu acesso a conhecimento escolar entre outros através do uso de ferramentas como a internet.

Saiba mais sobre os recursos e leia a matéria disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário