" A transformação da escola não é, portanto, uma mera exigência da inclusão escolar de pessoas com deficiência e/ou dificuldades de aprendizado. Assim sendo, ela deve ser encarada como um compromisso inadiável das escolas, que terá a inclusão como consequência." (BRASIL, 2004, p.30)

domingo, 13 de novembro de 2011

Cadernos de Formação Continuada de Professores Para o Atendimento Educacional Especializado



Um excelente instrumento de orientação de profissionais da educação para uma melhor atuação em sala de aula, pois além da formação, conhecimento sobre a deficiência ele traz ao professor a compreensão das muitas possibilidades de desenvolvimento dos alunos de inclusão através de sugestões de materiais de adaptação e atividades que podem sem realizadas em sala a fim de contribuir para a garantia do direito essencial a todos: uma educação de qualidade.

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PREFÁCIO:

O Ministério da Educação desenvolve a política de educação inclusiva que pressupõe a transformação do Ensino Regular e da Educação Especial e, nesta perspectiva, são implementadas diretrizes e ações que reorganizam os serviços de Atendimento Educacional Especializado oferecidos aos alunos com deficiência visando a complementação da sua formação e não mais a substituição do ensino regular. Com este objetivo a Secretaria de Educação Especial e a Secretaria de Educação a Distância promovem o curso de Aperfeiçoamento de Professores para o Atendimento Educacional Especializado, realizado em uma ação conjunta com a Universidade Federal do Ceará, que efetiva um amplo projeto de formação continuada de professores por meio do programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.Incidindo na organização dos sistemas de ensino o projeto orienta o Atendimento Educacional Especializado nas salas de recursos multifuncionais em turno oposto ao freqüentado nas turmas comuns e possibilita ao professor rever suas práticas à luz dos novos referenciais pedagógicos da inclusão. O curso desenvolvido na modalidade a distância, com ênfase nas áreas da deficiência física, sensorial e mental, está estruturado para:
- trazer o contexto escolar dos professores para o foco da discussão dos novos referenciais para
a inclusão dos alunos;
- introduzir conhecimentos que possam fundamentar os professores na reorientação das suas práticas de Atendimento Educacional Especializado;
- desenvolver aprendizagem participativa e colaborativa necessária para que possam ocorrer mudanças no Atendimento Educacional Especializado.
Nesse sentido, o curso oferece fundamentos básicos para os professores do Atendimento Educacional Especializado que atuam nas escolas públicas e garante o apoio aos 144 municípios-pólo para a implementação da educação inclusiva.

CLAUDIA PEREIRA DUTRA

Secretária de Educação Especial


Abaixo os links dos Cadernos que acabam ser postados também num link permanente ao final da página.

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_df.pdf


http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf






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