" A transformação da escola não é, portanto, uma mera exigência da inclusão escolar de pessoas com deficiência e/ou dificuldades de aprendizado. Assim sendo, ela deve ser encarada como um compromisso inadiável das escolas, que terá a inclusão como consequência." (BRASIL, 2004, p.30)

domingo, 19 de maio de 2013

Síndrome de Asperger

Estou postando aqui um link de um texto muito bom sobre a S.A, ele define o transtorno e apresenta uma série de indicações sobre o comportamento, o tratamento e intervenção para o trabalho e convívio com pessoas que possuem a S.A. 
Algo muito interessante que cabe frisar é que devemos ser bem  flexíveis em relação a questões  comportamentais, pois não faz bem para a criança o embate rígido e inflexível que pode dificultar a compreensão de regras. Outro ponto importante é entender que tratá-la como as demais crianças não irá funcionar. 

Asperger destaca  a importância central da atitude do professor no seu próprio 

trabalho com crianças. Ele escreveu em 1944: “estas crianças frequentemente mostram uma 
surpreendente sensibilidade à personalidade do professor (…) E podem ser ensinados, mas 
somente por aqueles que lhes dão verdadeira afeição e compreensão. Pessoas que mostrem 
delicadeza e, sim, humor. (…) A atitude emocional básica do professor influencia, involuntária e 
inconscientemente, o humor e o comportamento da criança.”  (Retirado do Texto, Link abaixo)



O link abaixo fala sobre o psiquiatra e pesquisador Hans Asperger:


e o vídeo é um curta sobre a história da rotina de um rapaz com S.A.


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